No caso da matemática, parece ser mais difícil fazer a criança explorar o mundo à sua volta, porque as noções matemáticas nem sempre aparecem com clareza nas situações do cotidiano. Por isso, procura-se criar um mundo artificial que facilita a exploração pela criança.
Esse mundo artificial é constituído, em grande parte, por materiais concretos que a criança pode manipular, montar, etc. São objetos ou conjuntos de objetos que representam as relações matemáticas que os alunos devem compreender. Frisamos que as relações matemáticas não estão nos objetos em si. Elas podem se formar na cabeça da criança, desde que o material seja bem utilizado.
Exemplos desses materiais concretos são o ábaco e o material dourado. Eles são utilizados na aprendizagem das regras de nosso sistema de numeração e das técnicas operatórias, temas fundamentais da matemática nas séries iniciais do 1º grau.
Além do ábaco e do material dourado, existem muitos outros materiais que podem ser usados no aprendizado da matemática. Apesar da importância dos materiais na aprendizagem e da quantidade de escritos teóricos sobre eles, os materiais em si podem ser muito simples, fáceis de construir e substituíveis (quando não se consegue obter um tipo de material, pode-se substituí-lo por outro, sem muita dificuldade).
A utilização adequada dos materiais
Parece-nos necessário, porém, alertar o professor sobre alguns elementos importantes na utilização de materiais concretos.
Já dissemos que noções matemáticas se formam na cabeça do aluno e não estão no próprio material. Dissemos ainda que o material favorece o aprendizado, desde que seja bem utilizado.
Vejamos o que significam essas duas afirmações, em termos práticos:
Primeiro, o material deve ser oferecido aos alunos antes das explicações teóricas e do trabalho com lápis e papel. É preciso que eles tenham tempo e liberdade para explorar o material, brincar um pouco com ele, fazer descobertas sobre sua organização.
Após algum tempo de trabalho livre, o professor pode intervir, propondo questões, estimulando os alunos a manifestarem sua opinião. Em resumo, são essenciais, neste início, a ação e o raciocínio do aluno, pois, como dissemos, é só ele mesmo que pode formar as noções matemáticas.
A partir da observação e manipulação, da troca de idéias entre alunos e entre estes e o professor é que as relações matemáticas começam a ser percebidas e enunciadas. O professor deve então, aos poucos, ir organizando esse conhecimento.
Para concluir, podemos dizer que a atitude adequada do professor, em relação ao uso do material concreto, decorre de ele conceber o ensino de matemática como um convite à exploração, à descoberta e ao raciocínio.
OUTROS MATERIAIS
Os materiais concretos são os mais diversos. Além dos tradicionais (alguns estão listados aqui), muitos dos objetos e jogos que usamos no nosso dia-a-dia podem ser usados para facilitar a aprendizagem da Matemática. Eis alguns deles, e suas aplicações:
MATERIAL | CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS | SUGESTÕES DE ATIVIDADES |
Baralho | Sistema de numeração, classificação, memorização | jogos: rouba monte, 21, mico, "buraco", |
Bolas de gude | sistema de medidas, contagem, comparação | coleções, jogos, contagem, peso |
Dados | Geometria, comparação de valores, operações com números pequenos | jogos, nunca 10, cubo, o dobro de... |
Dominó | Comparação e Correspondência de quantidades | Jogo convencional |
Fichas | Contagem, coleções | jogos |
Fichas sobrepostas numeradas | composição e decomposição de números, multiplicação | Múltiplos de 10, compor e decompor números |
jogo da memória | memorização, concentração, comparação, par, ímpar | Jogo convencional, contagem das peças, pares |
Jogo da tartaruga | seqüência numérica, adições até 12, leitura de quantidades | Jogo convencional (tabuleiro com valores de adições de 0 a 12, dados) |
Loto | Seqüência numérica, operações, cálculo mental, leitura de números | Jogo convencional, alteração de regras para adaptar o jogo |
Canudos | Geometria, arestas e faces, contagem, coleções, medidas | Montagem de sólidos geométricos vazados (arestas), referência de medida não convencional |
Figurinhas Palitos | Coleções, sistema de numeração – contagem Contagem, medidas não padronizadas, coleções, correspondência um a um | Montar coleções, comparar quantidades, criação de problemas. Medir objetos, montar coleções, comparar quantidades |
Ampulhetas | Medidas de tempo | Estimar o tempo da ampulheta, comparar ampulhetas diferentes, montar uma ampulheta |
Balanças | Medidas de peso, massa, diferentes unidades de medida | Comparar objetos e pesá-los, estimar pesos, ler as convenções da balança, comparar unidades de medida |
Fita métrica, trena | Medidas de comprimento, unidades de medida | Medir objetos, estimar valores, comparar medidas com diferentes unidades, criação de situações problema |
Medidores (de cozinha) | Medidas de volume, massa, proporção | Unidades de medida, comparar grandezas, estimar quantidades, relacionar litros e cm3 |
Relógios | Medir horas, minutos e segundos, noção de tempo, relação dos movimentos da terra com a medida de tempo, calendário, ler hora | Registrar horas em relógios de ponteiro, digital, ampulhetas, relógios de sol, estimar duração de atividades, montar calendário, comparar datas e horários, montagem de rotina, agenda |
Cubos de madeira, sólidos geométricos de cartolina | Geometria, volume, faces arestas, vértices, construção de figuras, propriedades dos sólidos | Explorar faces, arestas, vértices, contar cubos para a construção, observá-los de vários ângulos (de cima, de lado), área |
Malha pontilhada Geoplano | Geometria, construção de figuras, ampliação/redução de imagens, simetria, eixos | Montar figuras, representá-las, ampliar e reduzir quantidade de pontos a serem tocados, achar eixo(s) de simetria nas figuras |
Tangram, (de frações, geométricos) Silhueta de tangram | Geometria, reconhecer formas geométricas das peças, representação de figuras, compor e decompor imagens, relacionar frações. | Cobrir formas pré-definidas, montar figuras novas, determinar nº de peças e suas características. |
Calculadora | Operações, conferência de resultados, porcentagem. | Conferir resultados, estimar valores. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário