domingo, 24 de julho de 2011

Ter filho não é pra todo mundo

Vamos ser francos: quem realmente tem capacidade para se dedicar a uma criança como deveria. Faça a análise antes de ter uma
José Martins Filho é médico pediatra, autor do livro A Criança Terceirizada, professor e pesquisador do Centro de Investigação em Pediatria
por José Martins Filho
 Será que todos os seres humanos precisam ser pais? Não sei. Cuidar bem de uma criança, além de ser de sumária importância, dá um trabalho danado. Crianças choram à noite, nem sempre dormem bem, precisam de cuidados especiais, de limpeza, de banho, alimentação, ser educadas e acompanhadas até a idade adulta. E, principalmente: crianças precisam da presença dos pais, sobretudo as menores, que requerem a mãe na maior parte de seu tempo. Não é dando dois beijinhos pela manhã antes de ir para a creche, ou colocando a criança para dormir à noite, que será possível transmitir segurança, afeto e tranquilidade. Escuto muito a seguinte frase: “Doutor, o que interessa é a qualidade do tempo junto e não a quantidade”. Duvido. Diga ao seu chefe que você vai trabalhar apenas meia hora por dia, mas com muita qualidade. Certamente ele não vai gostar. Seu filho também não. 

Sejamos sinceros, nem todo mundo está disposto a arcar com esse ônus. Talvez seja melhor adiar um projeto de maternidade, e mesmo abrir mão dessa possibilidade, do que ter um filho ao qual não se pode dar atenção, carinho e presença constante. Lembre-se que é preciso dedicar um tempo razoável: brincar junto, fazer os deveres de casa, educar, colocar limites.
 

Como fazer tudo isso e ainda continuar no mercado de trabalho? Usando seu horário de almoço para comer junto com seu filho. Fazendo visitas na creche durante o dia. Passeando no final de semana, em atividades em que a criança seja prioridade, como praia, parques, jogos em conjunto. Por favor, isso não inclui shopping center.
 

Sou obrigado a fazer todas essas coisas? Claro que não. Mas ser pai e ser mãe também não é uma obrigação, sobretudo nos dias de hoje em que a vida oferece infinitas possibilidades. Trata-se de uma escolha. E, como toda escolha, pressupõe que você abra mão de outras tantas. O que se propõe? A volta da mulher à condição de dona de casa? Também não. O que se propõe é a conscientização da paternidade e maternidade. A infância determina a vida de todos nós. Ela é fundamental para a existência humana. Na esfera psíquica, os primeiros dois anos significam a base da construção de uma personalidade saudável. A violência, a agressividade, a falta de ética, a amoralidade dos tempos modernos não são apenas fruto de dificuldades econômicas e sociais, mas da falta de amor, educação, limites.
 

Com a vida moderna, as crianças passaram a ocupar um papel secundário ou terciário na vida familiar. Lembre-se de que o futuro da humanidade vai depender dessas crianças que, provavelmente, chegarão aos 100 anos de idade. Fico triste quando, no consultório, a mãe não pode estar presente, ou o pai. E nem mesmo a avó: apenas a babá.
 

Deveríamos fazer uma análise tranquila antes da maternidade ou da paternidade. Queremos mesmo mudar nossa vida? Vamos ter condições de participar intensamente da vida desse novo ser? Se lograrmos essa consciência, tenho certeza de que o mundo irá melhorar.
 

sábado, 23 de julho de 2011

Disse a flor para o pequeno príncipe: é preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas. Antoine de Saint-Exupéry

BORBOLETAS

Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma pessoa, o risco de
se decepcionar é grande.

As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela.

Temos que nos bastar... nos bastar sempre e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém.

As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.


Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente a gostar de quem gosta de você. 

O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você. 

No final das contas, você vai achar
não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!


(MÁRIO QUINTANA)

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ensinar não é uma função vital, porque não tem o fim em si mesma; a função vital é aprender.(Aristóteles)


Escola é...

Enviado pela professora Andréia

Escola é, sobretudo,gente
gente que trabalha, que estuda.
que se alegra, se conhece, se estima.
A escola será cada vez melhor
na medidada em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Importante na escola não é só estudar, não é só para trabalhar,
é também criar laços de amizade
é crira ambiente de camaradagem
é conviver-e se amarrar nela.

domingo, 17 de julho de 2011

Volta as aulas

Determinação

Um famoso violinista, foi se apresentar pelo interior. 
Em uma de suas apresentações no teatro de uma pequena cidade, ele fez o que sabia fazer. 
Tocou o seu instrumento de forma impecável, fazendo justiça ao seu talento e inspiração. 
No final do concerto, uma senhora aproximou-se e após pedir seu autografo, afirmou maravilhada: Ainda estou sob o impacto de sua apresentação.
Eu amo a música e daria a minha vida para tocar como o senhor.
O concertista calmamente agradeceu e lhe disse:
A senhora daria a sua vida para tocar como eu, não é? 
Pois eu dei a minha.


Ninguém pode obter resultados apenas com sonhos e desejos.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A rosa de Hiroxima

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

Bilhete (Mário Quintana)

Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Tudo por Amor

Por Rafael Vaz l Publicado em Frases & Pensamentos l 24 de Junho de 2011

Um casal de velhinhos que não tinham filhos morava em uma casinha humilde de madeira, tinham uma vida muito tranqüila, alegre, e ambos se amavam muito. Eram felizes. Até que um dia… Aconteceu um acidente com a senhora.

Ela estava trabalhando em sua casa quando começa a pegar fogo na cozinha e as chamas atingem todo o seu corpo. O esposo acorda assustado com os gritos e vai a sua procura.

Quando a vê coberta pelas chamas, imediatamente tenta ajudá-la. O fogo também atinge seus braços e, mesmo em chamas, consegue apagar o fogo. Quando chegaram os bombeiros já não havia muito da casa, apenas uma parte, toda destruída.

Levaram rapidamente o casal para o hospital mais próximo, onde foram internados em estado grave. Após algum tempo aquele senhor menos atingido pelo fogo saiu da UTI e foi ao encontro de sua amada.

Ainda em seu leito a senhora toda queimada, pensava em não viver mais, pois estava toda deformada, queimara todo o seu rosto.

Chegando ao quarto de sua senhora, ela foi falando:

- Tudo bem com você meu amor?

- Sim, respondeu ele, pena que o fogo atingiu os meus olhos e não posso mais enxergar, mas fique tranqüila amor que sua beleza está gravada em meu coração para sempre.

Então triste pelo esposo, a senhora pensou consigo mesma:

“Como Deus é bom, vendo tudo o que aconteceu a meu marido, tirou-lhe a visão para que não presencie esta deformação em mim. As chamas queimaram todo o meu rosto e estou parecendo um monstro. E Deus é tão maravilhoso que não deixou ele me ver assim, como um monstro. Obrigado Senhor!”

Passado algum tempo e recuperados milagrosamente, voltaram para uma nova casa, onde ela fazia tudo para o seu querido e amado esposo, e o esposo agradecido por tanto amor, afeto e carinho, todos os dias dizia-lhe:

-COMO EU TE AMO. Você é linda demais. Saiba que você é e será sempre, a mulher da minha vida!

E assim viveram mais 20 anos até que a senhora veio a falecer.

No dia de seu enterro, quando todos se despediam da bondosa senhora, veio aquele marido com os olhos em lágrimas, sem seus óculos escuros e com sua bengala nas mãos. Chegou perto do caixão, beijou o rosto acariciando sua amada, disse em um tom apaixonante:

- “Como você é linda meu amor, eu te amo muito”.

Ouvindo e vendo aquela cena um amigo que esta ao seu lado perguntou se o que tinha acontecido era milagre. Pois parecia que o velhinho parecia enxergar sua amada. O velhinho olhando nos olhos do amigo, apenas falou com as lágrimas rolando quente em sua face:

- Nunca estive cego, apenas fingia, pois quando vi minha amada esposa toda queimada e deformada, sabia que seria duro para ela continuar vivendo daquela maneira. Foram vinte anos vivendo muito felizes e apaixonados! Foram os 20 anos mais felizes de minha vida. E emocionou a todos os que ali estavam presentes.

CONCLUSÃO
Na vida, para sermos felizes, às vezes temos de fechar os olhos para muitas coisas… mas é importante que se faça única e exclusivamente por AMOR!

terça-feira, 5 de julho de 2011

UMA REFEIÇÃO MUITO ESPECIAL Mirabai Chrin

 
Era uma vez uma mulher muito pobre e dedicada, que sempre manteve seu coração aceso nas orações, pedindo muito pouco para si mesma. Mas um pensamento, um desejo contínuo, que se fosse possível, se lhe fora merecedora, ela gostaria de preparar uma refeição especial e ter a alegria de servir Jesus à sua mesa. E Jesus, em Seu amor, enviou-lhe um anjo que  disse que de fato viria no dia seguinte e partilharia com ela a refeição.

Cheio de êxtase, a mulher saiu, na manhã seguinte com sua bolsa escassa e comprou delícias que ela achava que poderia agradar ao Senhor.

Voltando para casa, ela preparou um banquete e esperou pacientemente por seu cliente mais honrado. Logo, houve uma batida na porta, e quando ela abriu, lá estava um velho mendigo pedindo algo para comer.
 Sendo cristã, ela não poderia dispensar o mendigo, assim ela o convidou para participar de sua mesa.

O mendigo se sentiu como se estivesse em um sonho - uma festa preparada para ele. Ele terminou em todos os alimentos, agradeceu a sua anfitriã e foi embora.

A mulher ficou apenas um pouco desanimada, apanhou a bolsa, o casaco, e correu de volta à cidade para obter mais alimento para o seu convidado especial. Seu dinheiro era  bem menos agora e por isso a comida não foi preparada como a primeira. No entanto, ela carinhosamente preparou outra refeição e sentou para esperar a chegada do Amigo Bondoso.

Poucas horas passaram e ouve uma batida forte na porta.Desta vez uma mulher  bem velhinha, já  sem dentes, que era surda, falava muito alto implorou, insistiu que um verdadeiro cristão não  lhe negaria algo para comer.

Embora a mulher não tinha mais dinheiro para comprar mais suprimentos, ela convidou a mulher e lhe ofereceu um lugar na mesa. O velhinha comeu tudo, e depois nem mesmo agradeceu saiu sem fechar a porta.

A tristeza já começava a incomodar. A fé da mulher era forte, de modo que, embora um pouco perturbada, ela não desistiu, mas sim, olhou ao redor de sua casa humilde para ver se havia qualquer coisa que ela poderia vender para comprar mais comida para oferecer ao seu Senhor.

Ela correu para a cidade com uma pequena taça de prata que tinha estado em sua família há várias gerações, mas estava disposta a vendê-la por e pela grande honra que recebê-lo em sua casa - partilhar uma refeição.

Tarde da noite ela correu para casa para se preparar ainda uma terceira refeição. Ela esperou e esperou até que, mais uma vez, houve uma batida na porta. Segurando o fôlego, ela lentamente abriu a porta para encontrar ainda mais um homem pobre vestido de monge errante, em busca de uma refeição.

Mais uma vez, ofereceu hospitalidade, com tanta graça como ela conseguiu reunir em seu desapontamento. Este homem também comia tudo o que foi colocado na mesa e saiu depois de abençoar a mulher por sua bondade. Então, desanimada e consternada foi acenar ligeiramente, em reconhecimento do obrigado.


Agora era tarde demais, sem qualquer forma de comprar mais comida e mais dinheiro para comprá-lo. Ela ficou parada em profunda meditação, em  lágrimas como o coração partido. Pensava então, o  que ela tinha feito de errado. Porque seu Mestre Amado não veio partilhar a mesa como havia prometido?

E o bondoso Mestre, em toda sua divina compaixão e misericórdia, levantou a mulher,  segurando-a perto de seu coração, disse: "Minha  filha, eu gostei tanto de sua  hospitalidade, gostei tanto que eu vim três vezes!"

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Você sabia que jacarés e crocodilos são animais diferentes?

Descubra as diferenças entre esses dois répteis.
Por: Renato Filogonio, Departamento de Zoologia, Universidade Estadual Paulista e Marcos Eduardo Coutinho, Centro de Manejo e Conservação de Répteis e Anfíbios, Instituto Chico MEndes de Biodiversidade
Publicado em 04/07/2011 | Atualizado em 04/07/2011
Eles são mesmo muito parecidos. Ambos são répteis, carnívoros, vivem na terra e também na água, têm o corpo coberto por um couro grosso que lembra pele dos dinossauros que vemos nos filmes, adoram ficar bem paradinhos e fazem parte do grupo dos Crocodilianos. Mas apesar de tantas semelhanças, não é tão difícil assim diferenciar um do outro.
Muita gente acha que o tamanho é a primeira pista. Errado! O tamanho não é uma boa forma de diferenciar esses animais. Repare: enquanto o crocodilo de água salgada, o maior crocodiliano existente, atinge incríveis sete metros de comprimento (quase do tamanho do gol de um campo de futebol oficial), o jacaré-açú amazônico pode chegar a cinco metros, sendo uma das maiores espécies do mundo. Enquanto isso, o crocodilo anão que vive na África raramente chega aos dois metros, sendo uma das menores espécies de crocodilianos existentes. Ou seja: tamanho não é documento neste caso!
A melhor maneira se diferenciar os jacarés dos crocodilos é pelo formato de sua cabeça. Os jacarés apresentam crânios bastante largos e quando estão com a boca fechada, os dentes da mandíbula se encaixam em cavidades ao longo de boca, ficando escondidos. Já nos crocodilos, o crânio é mais fino e quando estão com suas bocas fechadas, o quarto dente da mandíbula fica à mostra – esta é uma boa dica, hein?!
Outra característica que diferencia esses animais é a presença de uma glândula capaz de eliminar o sal do organismo, e que somente os crocodilos têm. A expressão “lágrimas de crocodilo”, aliás, vem dessa glândula, embora elas estejam localizadas na língua do animal e não nos olhos, como acontece, por exemplo, com algumas aves.
No Brasil existem seis espécies de jacarés e a maioria vive na Amazônia. Nenhuma espécie de crocodilo vive por aqui, mas se você encontrar um no zoológico, já vai saber diferenciá-lo dos jacarés, não é mesmo?

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba, 23/07/09

Recebi por e mail de uma amiga.

O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior.
Em pesquisa realizada em março de 2006, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.


1º- lugar: Sigmund Freud ;
2º- lugar: Gustav Jung;
3º- Lugar: Içami Tiba


1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório.
Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo.
Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um
comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real.
Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa.
Não são todos que conhecem.
Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar.
Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer?
A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará . A criança não pode alterar as regras da casa.
A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio,
a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado.
Tem que entender.

9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.

11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga .
A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo' .

13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.

18. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

19. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reviver. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

20. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

21. Pais e mães não podem se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham.
'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype,é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.

22. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando
alguém é educado achando-se o centro do universo.

23. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

24. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

25. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

Frase: "A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja,para um templo, para uma doutrina espiritual, não vai buscá-lo na cadeia..."

A matemática e a necessidade de materiais concretos

No caso da matemática,  parece ser mais difícil fazer a criança explorar o mundo à sua volta, porque as noções matemáticas nem sempre aparecem com clareza nas situações do cotidiano. Por isso, procura-se criar um mundo artificial que facilita a exploração pela criança.
Esse mundo artificial é constituído, em grande parte, por materiais concretos que a criança pode manipular, montar, etc. São objetos ou conjuntos de objetos que representam as relações matemáticas que os alunos devem compreender. Frisamos que as relações matemáticas não estão nos objetos em si. Elas podem se formar na cabeça da criança, desde que o material seja bem utilizado.
Exemplos desses materiais concretos são o ábaco e o material dourado. Eles são utilizados na aprendizagem das regras de nosso sistema de numeração e das técnicas operatórias, temas fundamentais da matemática nas séries iniciais do 1º grau.
Além do ábaco e do material dourado, existem muitos outros materiais que podem ser usados no aprendizado da matemática. Apesar da importância dos materiais na aprendizagem e da quantidade de escritos teóricos sobre eles, os materiais em si podem ser muito simples, fáceis de construir e substituíveis (quando não se consegue obter um tipo de material, pode-se substituí-lo por outro, sem muita dificuldade).

A utilização adequada dos materiais

Parece-nos necessário, porém, alertar o professor sobre alguns elementos importantes na utilização de materiais concretos.
Já dissemos que noções matemáticas se formam na cabeça do aluno e não estão no próprio material. Dissemos ainda que o material favorece o aprendizado, desde que seja bem utilizado.
Vejamos o que significam essas duas afirmações, em termos práticos:
Primeiro, o material deve ser oferecido aos alunos antes das explicações teóricas e do trabalho com lápis e papel. É preciso que eles tenham tempo e liberdade para explorar o material, brincar um pouco com ele, fazer descobertas sobre sua organização.
Após algum tempo de trabalho livre, o professor pode intervir, propondo questões, estimulando os alunos a manifestarem sua opinião. Em resumo, são essenciais, neste início, a ação e o raciocínio do aluno, pois, como dissemos, é só ele mesmo que pode formar as noções matemáticas.
A partir da observação e manipulação, da troca de idéias entre alunos e entre estes e o professor é que as relações matemáticas começam a ser percebidas e enunciadas. O professor deve então, aos poucos, ir organizando esse conhecimento.
Para concluir, podemos dizer que a atitude adequada do professor, em relação ao uso do material concreto, decorre de ele conceber o ensino de matemática  como um convite à exploração, à descoberta e ao raciocínio.

OUTROS MATERIAIS
Os materiais concretos são os mais diversos. Além dos tradicionais (alguns estão listados aqui), muitos dos objetos e jogos que usamos no nosso dia-a-dia podem ser usados para facilitar a aprendizagem da Matemática. Eis alguns deles, e suas aplicações:
     

MATERIAL
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Baralho
Sistema de numeração, classificação, memorização
jogos: rouba monte, 21, mico, "buraco",
Bolas de gude
sistema de medidas, contagem, comparação
coleções, jogos, contagem, peso
Dados
Geometria, comparação de valores, operações com números pequenos
jogos, nunca 10, cubo, o dobro de...
Dominó
Comparação e Correspondência de quantidades
Jogo convencional
Fichas
Contagem, coleções
jogos
Fichas sobrepostas numeradas
composição e decomposição de números, multiplicação
Múltiplos de 10, compor e decompor números
jogo da memória
memorização, concentração, comparação, par, ímpar
Jogo convencional, contagem das peças, pares
Jogo da tartaruga

seqüência numérica, adições até 12, leitura de quantidades
Jogo convencional (tabuleiro com valores de adições de 0 a 12, dados)
Loto

Seqüência numérica, operações, cálculo mental, leitura de números
Jogo convencional, alteração de regras para adaptar o jogo
Canudos
Geometria, arestas e faces, contagem, coleções, medidas
Montagem de sólidos geométricos vazados (arestas), referência de medida não convencional
Figurinhas

Palitos
Coleções, sistema de numeração – contagem
Contagem, medidas não padronizadas, coleções, correspondência um a um
Montar coleções, comparar quantidades, criação de problemas.
Medir objetos, montar coleções, comparar quantidades
Ampulhetas
Medidas de tempo
Estimar o tempo da ampulheta, comparar ampulhetas diferentes, montar uma ampulheta
Balanças
Medidas de peso, massa, diferentes unidades de medida
Comparar objetos e pesá-los, estimar pesos, ler as convenções da balança, comparar unidades de medida
Fita métrica, trena
Medidas de comprimento, unidades de medida
Medir objetos, estimar valores, comparar medidas com diferentes unidades, criação de situações problema
Medidores (de cozinha)
Medidas de volume, massa, proporção
Unidades de medida, comparar grandezas, estimar quantidades, relacionar litros e cm3
Relógios
Medir horas, minutos e segundos, noção de tempo, relação dos movimentos da terra com a medida de tempo, calendário, ler hora
Registrar horas em relógios de ponteiro, digital, ampulhetas, relógios de sol, estimar duração de atividades, montar calendário, comparar datas e horários, montagem de rotina, agenda
Cubos de madeira, sólidos geométricos de cartolina
Geometria, volume, faces arestas, vértices, construção de figuras, propriedades dos sólidos
Explorar faces, arestas, vértices, contar cubos para a construção, observá-los de vários ângulos (de cima, de lado), área
Malha pontilhada
Geoplano
Geometria, construção de figuras, ampliação/redução de imagens, simetria, eixos
Montar figuras, representá-las, ampliar e reduzir quantidade de pontos a serem tocados, achar eixo(s) de simetria nas figuras
Tangram, (de frações, geométricos)
Silhueta de tangram
Geometria, reconhecer formas geométricas das peças, representação de figuras, compor e decompor imagens, relacionar frações.
Cobrir formas pré-definidas, montar figuras novas, determinar nº de peças e suas características.
Calculadora
Operações, conferência de resultados, porcentagem.
Conferir resultados, estimar valores.


Fichas sobrepostas

JOGO: fICHAS SOBREPOSTAS
Você já deve ter se deparado com um aluno que escreve um numeral conforme a fala, ou seja, escreve do mesmo modo que ditamos as palavras. Por exemplo: ~solicita ao aluno para escrever "dois mil, novecentos e quarenta e um" e ele escreve, assim - 2 1000 900 40 1 ou 2000 900 41. Esse aluno, assim como no sistema de escrita, não se apropriou das convenções do sistema de numeração decimal. Ele conhece, somente, alguns números coringa, como "1000", "40", por exemplo, e se apoia na fala para escrever o solicitado.
Um jogo que tem colaborado para que os alunos se apropriem das convenções numéricas e de suas regras é as "FICHAS SOBREPOSTAS", uma proposta que diverte o aluno, e ainda propicia intervenções que auxiliaram na compreensão dos alunos.


 FICHAS SOBREPOSTAS

Orientação
 Proponha jogos em grupos de quatro alunos: cada um deve organizar suas fichas em três montinhos separando as de 1 algarismo, 2 algarismos, 3 algarismos e 4 algarismos.
v     1ª rodada: diga para cada participante formar um número utilizando uma ficha de cada monte, e que leiam para o seu grupo, o número formado. Em seguida, diga que vencerá a rodada quem formou o maior número. Oriente a construção de uma tabela, para marcar os resultados das rodadas e, que devolvam as fichas nos montinhos para a formação de novos números.
v     2ª rodada: diga para os participantes formarem outro número. A condição para vencer a rodada  é a formação, por exemplo, do menor  número.
v     3ª rodada: novamente as fichas nos montes originais e a formação de outro número. Ganhará a rodada aquele que formar o número mais próximo de 500, por exemplo.
Oriente os alunos que este jogo pode ter quatro ou cinco rodadas, com os critérios para vencer cada uma delas, escolhidos por ele, e posteriormente, em outros momentos, escolhidos por um aluno, que seria o “juiz” do jogo.
Proponha desafios possíveis para seus alunos. Lembre-se, suas intervenções são a chave do negócio, ops, da aprendizagem. Faça bons questionamentos!!



!http://piassessoriapedagogica.blogspot.com/2011/05/jogo-fichas-sobrepostas.html